Exame realizado em equipamento de ecografia (ultrassonografia) Philips HD 11 com sistema digital com alta definição de imagens.

DESCRIÇÃO

Consiste na colocação de um marcador em lesão mamária suspeita, a fim de possibilitar a rápida e precisa localização da lesão durante o ato cirúrgico.  Como este procedimento é primariamente realizado em lesões mamárias impalpáveis, necessita ser orientado por um método de imagem (estereotaxia digital, ecografia ou ressonância magnética).

PROCEDIMENTOS

A maioria dos pacientes não sofre de dores ou desconforto durante o exame de ultrassom. Uma pequena quantidade de gel é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo. O transdutor é movimentado lentamente ao longo da superfície da pele aplicando-se uma compressão constante. O procedimento consiste em introduzir a agulha sendo esta observada em tempo real através da ecografia até atingir o centro da lesão.  Em seguida retira-se a agulha deixando-se o fio metálico ou, em caso de roll, injeta-se o material radioativo através da agulha, retirando-se a agulha em seguida.

ORIENTAÇÕES

  • Este exame precisa ser agendado (pré-agendamento pelo site ou central de atendimento: 61 21915050).
  • Apresentar solicitação médica e guia de convênio (exceto pagamento particular).
  • Apresentar exames anteriores se houver.
  • O exame de ultrassom é realizado por um médico radiologista, sendo revisado por um segundo médico com o objetivo de garantir a melhor qualidade do laudo.
  • Caso o procedimento seja realizado no mesmo dia da cirurgia, deve-se fazer o jejum pré-operatório recomendado pelo cirurgião. Se o agulhamento ocorrer no dia anterior à cirurgia, não há necessidade de jejum.

PREPARO

SETE (07) DIAS ANTES DO EXAME

Suspender qualquer medicação anticoagulante, como varfarina (Marevan, Coumadin) e antiagregantes plaquetários, como Ácido Acetil-Salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Bufferin, etc.), clopidogrel (Plavix), Ticlopidina (Ticlid) e Ginko-Biloba, 7 (sete) dias antes do exame marcado, com consentimento e supervisão do médico assistente. Nas 24 horas que precedem o exame, não usar talco, desodorante ou cremes nas mamas e axilas.

DURAÇÃO DO EXAME

Este exame é realizado em aproximadamente 15 min.

PRAZO DE ENTREGA

O prazo de entrega de resultado para este exame é de 01 (um) dia útil.

Outros Nomes: ECO Marcação Pré-Cirúrgica